Resultados de Assessoria de Imprensa - Análise de clipping


O clipping é o monitoramento do retorno das ações da Assessoria de Imprensa. Quando lançamos um release, acompanhamos os veículos contatados para saber se eles publicaram a informação.

Como exemplo, citamos o Café e Restaurante Mercado Velho. O retorno era publicado no blog, criado por nós, com a imagem da matéria, veículo, data, editoria e jornalista responsável.

Para comparar o valor de uma matéria publicada é só calcular o tamanho e compará-lo com um espaço publicitário. Pesquisamos os preços de alguns veículos que divulgavam frequentemente nosso trabalho e apresentamos, na tabela abaixo, o retorno que conseguimos em junho/2010.

Base de preços
Veículo
Peça equivalente
Tamanho
CPM (Custo por Mil)
Visitas
clicRBS
Full Banner Expansível

R$ 52,00
Mais de 20 mi / mês.
 Mais de 666 mil / dia. (SC e RS)
JornalE
Banner Glamour
300 x 160 px
 R$ 2000 mês
2.200.000 / mês

Entretenimento é a página mais vista do site.
Página3 Expresso
Banner
-
 R$ 18*
Dados não disponíveis.

Em todas as divulgações, é publicada a logomarca do restaurante, junto com endereço, telefone, agenda, etc.
Página3 Impresso
Anúncio
15 x 25 cm
 R$ 450 / edição
2.000 exemplares / semana

Público: classe A e B, acima de 25 anos.

Usando apenas dois veículos como exemplo, clicRBS e Página3:

  1. Se as publicações da agenda, divulgadas todas as semanas no clicRBS Itajaí fossem pagas (formato anúncio), o Café e Restaurante Mercado Velho teria investido cerca de R$ 52.000 no mês de junho para as 10 postagens.
  1. Já no veículo Página 3 impresso, o investimento seria de R$ 450 e no Página3 Expresso, R$ 2.520 para as 14 citações em junho.

Nos meses de fevereiro a agosto de 2010, criamos e distribuímos 59 releases e notas, e conquistamos mais de 190 publicações em cerca de 20 veículos (TVs, jornais e sites), os mais importantes da cidade de Itajaí e região.


Mês
Releases
Citações
Veículos
Tags
out/09
4
3
Paraná Online, A Notícia, Jornal E Glamour
Bia na Europa
nov/09
2
2
Portal NetMarinha, Paraná Online
Bia na Europa, temporada de verão
dez/09
1
-
-
cartão Natal Mercado, Nihon e Empório Eden
jan/10
2
-
-
Edu Ribeiro - reggae
fev/10
7
3
Diarinho, Jornal E Glamour
Carnaval, música
mar/10
8
11
Jornal Boca, Diarinho (4), Jornal E (3), site Sindipi, Jornal Meio Dia - RicRecord, Night e Cia
Gastronomia, cultura, música, Sardinhada, história, agenda, pesca, evento.
abr/10
7
9
Diarinho (5), Jornal Meio Dia (2), clicRBS, Revista Sindipi
Música, cultura, agenda
mai/10
8
38
Revista Sindipi (1), ClicRBS (7), Diarinho Online (5), Jornal Bravos Amores (2), Página3 (8), balnear.com (3), Diário da Cidade (2), Diarinho (2), Jornal E Glamour, site FC&VB; Jornal Meio Dia/RicRecord-Agenda (4); Jornal Boca; blog Estação TV-Documentário Homem ao Mar
Música, cultura, agenda, documentário, gastronomia, receita,
jun/10
10
62
Página3 (14), clicRBS Itajaí (9), Diarinho (8), Jornale Glamour (1), Night & Cia (7), Eu Amo Santa Catarina (1), TVBV Nossa Terra Nossa Gente (2), Twitter clicRBS Itajaí (1), Diário da Cidade (2), Eventos e Hotéis Balneário Camboriú (7), FC&VB (6), Jornal dos Bairros (2), balnear.com (2)
Música, cultura, agenda, eventos, Noite dos Namorados, Promoção Copa do Mundo, Festa Junina, flyer banda Os Impublicáveis.
jul/10
6
39
Jornal BravosAmores (1), clicRBS Itajaí (3), Página3 Expresso (20), Diarinho impresso (2), Diarinho online (3), Jornal Boca (1), Jornal dos Bairros (2), Diario da Cidade 91), site balnear.com (1)
Música, agenda da semana, nota banda Tiffany Harp
ago/10
4
26 (parcial)
clircRBS Itajaí (3), Página 3 Expresso (15), Diarinho impresso (2), Diarinho online (3), Jornal dos Bairros (2), balnear.com (1), Jornal Bravos Amores
Música, agenda da semana.
TOTAL
59
193




No início dos trabalhos, criamos um blog para publicar todas as ações realizadas e tivemos mais de 2.000 visitas em menos de seis meses. Foi considerado como sucesso, tendo em vista ser um espaço virtual para apenas uma ação: divulgação da agenda cultural do restaurante de uma cidade com 160 mil habitantes.

Durante esse trabalho, fomos reforçando os contatos com a imprensa da região e conquistando cada vez mais espaço para o cliente. Sempre que um colega de profissão precisava de alguma referência (indicação de músico, local, ajuda em pauta ou uma sugestão em gastronomia) entrava em contato com nossa assessoria.

Um exemplo: em junho de 2010, para a gravação do programa Nossa Terra Nossa Gente, da TVBV, afiliada da Band, em Itajaí, o jornalista e apresentador entrou em contato procurando dica de um artesão de cestas. Como não havia um na cidade, indicamos outro tipo de artesão, que tinha seus produtos no Mercado Velho. E conseguimos encaixar, também, entrevista com a chef Bia, no restaurante, e com o Empório Eden, que não estavam no roteiro. O Mercado Velho seria filmado, mas falariam apenas de artesanato, com aparições rápidas do espaço cultural.

Nossa assessoria para o Café e Restaurante Mercado Velho começou em outubro de 2009 e terminou em fevereiro de 2011. E podemos dizer que o trabalho teve um resultado positivo. As informações que colhemos com clientes, funcionários, amigos e músicos foram sempre positivas.