O
clipping é o monitoramento do retorno das ações da Assessoria de Imprensa.
Quando lançamos um release, acompanhamos os veículos contatados para saber se
eles publicaram a informação.
Como
exemplo, citamos o Café e Restaurante Mercado Velho. O retorno era publicado no
blog, criado por nós, com a imagem da matéria, veículo, data, editoria e
jornalista responsável.
Para
comparar o valor de uma matéria publicada é só calcular o tamanho e compará-lo
com um espaço publicitário. Pesquisamos os preços de alguns veículos que
divulgavam frequentemente nosso trabalho e apresentamos, na tabela abaixo, o
retorno que conseguimos em junho/2010.
Base de preços
|
||||
Veículo
|
Peça equivalente
|
Tamanho
|
CPM (Custo por Mil)
|
Visitas
|
clicRBS
|
Full
Banner Expansível
|
R$ 52,00
|
Mais de 20
mi / mês.
Mais de 666 mil / dia. (SC e RS) |
|
JornalE
|
Banner
Glamour
|
300 x 160
px
|
R$ 2000 mês
|
2.200.000
/ mês
Entretenimento é a página mais vista do site. |
Página3
Expresso
|
Banner
|
-
|
R$ 18*
|
Dados não
disponíveis.
Em todas as divulgações, é publicada a logomarca do restaurante, junto com endereço, telefone, agenda, etc. |
Página3
Impresso
|
Anúncio
|
15 x 25 cm
|
R$ 450 / edição
|
2.000
exemplares / semana
Público: classe A e B, acima de 25 anos. |
Usando apenas dois
veículos como exemplo, clicRBS e Página3:
- Se as publicações da agenda, divulgadas todas as semanas no clicRBS Itajaí fossem pagas (formato anúncio), o Café e Restaurante Mercado Velho teria investido cerca de R$ 52.000 no mês de junho para as 10 postagens.
- Já no veículo Página 3 impresso, o investimento seria de R$ 450 e no Página3 Expresso, R$ 2.520 para as 14 citações em junho.
Nos meses
de fevereiro a agosto de 2010, criamos e distribuímos 59 releases e notas, e
conquistamos mais de 190 publicações em cerca de 20 veículos (TVs, jornais e
sites), os mais importantes da cidade de Itajaí e região.
Mês
|
Releases
|
Citações
|
Veículos
|
Tags
|
out/09
|
4
|
3
|
Paraná
Online, A Notícia, Jornal E Glamour
|
Bia
na Europa
|
nov/09
|
2
|
2
|
Portal
NetMarinha, Paraná Online
|
Bia
na Europa, temporada de verão
|
dez/09
|
1
|
-
|
-
|
cartão
Natal Mercado, Nihon e Empório Eden
|
jan/10
|
2
|
-
|
-
|
Edu
Ribeiro - reggae
|
fev/10
|
7
|
3
|
Diarinho,
Jornal E Glamour
|
Carnaval,
música
|
mar/10
|
8
|
11
|
Jornal
Boca, Diarinho (4), Jornal E (3), site Sindipi, Jornal Meio Dia - RicRecord,
Night e Cia
|
Gastronomia,
cultura, música, Sardinhada, história, agenda, pesca, evento.
|
abr/10
|
7
|
9
|
Diarinho
(5), Jornal Meio Dia (2), clicRBS, Revista Sindipi
|
Música,
cultura, agenda
|
mai/10
|
8
|
38
|
Revista
Sindipi (1), ClicRBS (7), Diarinho Online (5), Jornal Bravos Amores (2),
Página3 (8), balnear.com (3), Diário da Cidade (2), Diarinho (2), Jornal E
Glamour, site FC&VB; Jornal Meio Dia/RicRecord-Agenda (4); Jornal Boca;
blog Estação TV-Documentário Homem ao Mar
|
Música,
cultura, agenda, documentário, gastronomia, receita,
|
jun/10
|
10
|
62
|
Página3
(14), clicRBS Itajaí (9), Diarinho (8), Jornale Glamour (1), Night & Cia
(7), Eu Amo Santa Catarina (1), TVBV Nossa Terra Nossa Gente (2), Twitter
clicRBS Itajaí (1), Diário da Cidade (2), Eventos e Hotéis Balneário Camboriú
(7), FC&VB (6), Jornal dos Bairros (2), balnear.com (2)
|
Música,
cultura, agenda, eventos, Noite dos Namorados, Promoção Copa do Mundo, Festa
Junina, flyer banda Os Impublicáveis.
|
jul/10
|
6
|
39
|
Jornal
BravosAmores (1), clicRBS Itajaí (3), Página3 Expresso (20), Diarinho
impresso (2), Diarinho online (3), Jornal Boca (1), Jornal dos Bairros (2),
Diario da Cidade 91), site balnear.com (1)
|
Música,
agenda da semana, nota banda Tiffany Harp
|
ago/10
|
4
|
26 (parcial)
|
clircRBS
Itajaí (3), Página 3 Expresso (15), Diarinho impresso (2), Diarinho online
(3), Jornal dos Bairros (2), balnear.com (1), Jornal Bravos Amores
|
Música,
agenda da semana.
|
TOTAL
|
59
|
193
|
No início
dos trabalhos, criamos um blog para publicar todas as ações realizadas e tivemos
mais de 2.000 visitas em menos de seis meses. Foi considerado como sucesso, tendo
em vista ser um espaço virtual para apenas uma ação: divulgação da agenda
cultural do restaurante de uma cidade com 160 mil habitantes.
Durante esse
trabalho, fomos reforçando os contatos com a imprensa da região e conquistando
cada vez mais espaço para o cliente. Sempre que um colega de profissão precisava
de alguma referência (indicação de músico, local, ajuda em pauta ou uma sugestão em gastronomia) entrava em contato com nossa assessoria.
Um
exemplo: em junho de 2010, para a gravação do programa Nossa
Terra Nossa Gente, da TVBV, afiliada da Band, em Itajaí, o jornalista e apresentador entrou em
contato procurando dica de um artesão de cestas. Como não havia um na cidade,
indicamos outro tipo de artesão, que tinha seus produtos no Mercado Velho. E conseguimos
encaixar, também, entrevista com a chef Bia, no restaurante, e com o Empório Eden, que não
estavam no roteiro. O Mercado Velho seria filmado, mas falariam apenas de
artesanato, com aparições rápidas do espaço cultural.
Nossa
assessoria para o Café e Restaurante
Mercado Velho começou em outubro de 2009 e terminou em fevereiro de 2011. E
podemos dizer que o trabalho teve um resultado positivo. As informações que colhemos
com clientes, funcionários, amigos e músicos foram sempre positivas.